paullo ramos

A ARTE DE PAULLO RAMOS: EXPRESSÃO DA VIDA E DA NATUREZA

Paullo Ramos.png

Por Clara Crível.

O artista Paullo Ramos iniciou-se na pintura aos oito anos de idade. Em 1969, participou do II Salão Duquecaxiense de Artes Plásticas da Cultura Artística, que foi organizado por Carlos Ramos, onde ganhou notoriedade e ganhou seu primeiro prêmio em 6° lugar, tendo participado ao lado de nomes como Rogério Torres, Messias Neiva, Romanelli. Paullo Ramos foi agraciado com prêmios e reconhecimentos no Brasil e no exterior como a comenda do Museu Fuji, em Tóquio.

Fundou a galeria Arte e Fato, a primeira galeria permanente de artes de Duque de Caxias.

O pintor promovia eventos de artes plásticas para comemorar seu aniversário e homenagear a data 20 de março, Dia Municipal da Cultura em Duque de Caxias e também nascimento de Barboza Leite.

Em 2020 foi lançado o documentário “Paullo Ramos: 50 anos de pinceladas”, de Márcio Leandro de Oliveira que traçou sua trajetória e quis manter viva a carreira artística do pintor, retratando também o trabalho com a psiquiatra Nise da Silveira, fundadora do Museu do Inconsciente, e o desenvolvimento artístico com portadores do autismo.

No ano de seu falecimento, foi homenageado pela Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias emprestando seu nome a uma premiação que contemplou trezentos artistas do município.

paullo-ramos-.jpg

PARA SABER MAIS

Blog

 

Paulloramo'sblog: Será a cultura um ovni?

 

Documentário

Paullo Ramos: 50 anos de pinceladas

Direção: Márcio Leandro de Oliveira

Exposições

 

Terra a casa da vida

 

O parto da luz

Fotos: Reprodução.